treinamento para melhorar o desempenho físico

desempenho físico é baseada em uma série de estímulos, adaptações induzidas, processos de recuperação metabólica.

O treinamento deve levar em conta esses fatores para otimizar o volume para a intensidade do Cargas de treinamento individualmente.

Princípio de supercompensação
Em resposta a uma carga ou estímulo e após a recuperação, o corpo reage ao aumento do desempenho esportivo

. funcionar corretamente e executar tantos processos de supercompensação quanto possível é crucial para medir muito bem a intensidade e a periodicidade das cargas e, é claro, estabelecer períodos de recuperação adequados para dar tempo à adaptação

Sem uma seleção correta de cargas e uma recuperação subsequente, não é possível um aumento na capacidade funcional do organismo .

estímulo / carga>; fadiga>; recuperação>; supercompensação>; adaptação
Princípio da estimulação da carga efetiva
O limite que deve ser superado para obter uma resposta positiva depois do treino varia em cada indivíduo

Quando o treinamento não é bastante difícil e o limiar de Shultz-Arnodt não é cruzado, adaptações favoráveis ​​não são alcançadas . Se os estímulos estão apenas no nível de tolerância, a melhora ocorre se eles forem repetidos um número suficiente de vezes.

Mas se as cargas de treinamento tiverem muito volume e intensidade e os tempos de recuperação não forem respeitados, o atleta supera e obtém rendimentos negativos

Início da progressão
O princípio do aumento progressivo é baseado no aumento gradual do volume e intensidade dos estímulos.

A progressão do treinamento é baseada no aumento da frequência de treinamento. e o aumento do volume de carga para treinamento

Princípio da repetição e continuidade
O aumento das cargas de treinamento deve ter continuidade e periodicidade para estimular a adaptação funcional.

Necessidades de adaptação metabólica entre 2 e 3 semanas e alterações morfológicas de 4 a 6 semanas, mas os processos psicomotores requerem vários meses.

Princípio de individualidade
Cada atleta responde de forma diferente ao estímulo dependendo de uma miríade de variáveis, daí a importância do treinamento personalizado .

Os fatores que condicionam a resposta a os estímulos são: sexo, idade, fatores genéticos, nutrição, nível de condição física, ambiente, motivação, etc …

Princípio do desenvolvimento multilateral
Quando o número de comportamentos motores é maior, aumenta a capacidade de assimilar mais técnicas complexo

Princípio da especialização
Uma vez estabelecidas as qualidades físicas básicas, o atleta de alto desempenho precisa desenvolver habilidades específicas.

Atividades específicas originam estímulos próprios que determinam alterações morfológicas e fisiológicas particulares de cada esporte .

Princípio da periodização
O treinamento deve seguir um padrão cíclico períodos de aumento, estabilização e redução de cargas devem ser estabelecidos durante estes períodos de preparação.

O aumento de estímulos deve ser gradual. É necessário planejar as cargas gerais e específicas em unidades estruturais determinadas por microciclos, mesociclos e macrociclos para explorar plenamente os ritmos de adaptação, recuperação e desenvolvimento natural do corpo para melhorar seu desempenho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *